Carta do Mês

Mudar ou não mudar, eis a questão!
Início de ano sempre nos remete a novos planos para a vida pessoal e profissional. A maioria das pessoas chega a registrar em cartas e bilhetes os objetivos a serem realizados. Quando penso nessa ânsia por transformação, me pergunto e fico sem resposta quanto à intrincada questão: Por que nós, seres humanos, resistimos tanto às mudanças? Por que esperamos uma

Detalhes nem tão pequenos assim
“Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido”. A frase, de autoria do jornalista e político francês Georges Clemenceau, é apropriada para analisarmos os reflexos da ausência de uma cultura empresarial de tolerância zero ao não comprometimento com cuidados básicos, geralmente, classificados como “pequenos detalhes”. Qual empresa demonstra merecer maior credibilidade? Aquela na qual o funcionário, cliente, fornecedor

O whisky falso e a ressaca
Alguém já disse uma vez que a generalização é “a ignorância travestida de opinião”. E quando penso que generalizar é a raiz de grandes males da humanidade, como todo tipo de preconceito, percebo o quanto essa definição é profunda. Generalizar é abrir mão do ato de pensar. Infelizmente, a generalização é um mal que também atinge o ambiente corporativo. Um

Reinvenção é a alma do negócio
O século XX viu uma das transformações culturais e econômicas mais rápidas e surpreendentes da história. Na década de 40, o Japão ainda era um país agrícola com uma cultura arraigada que se fechava para o mundo e com uma mentalidade fruto do sistema monárquico e da herança feudal. Essa mentalidade foi um dos motivos que levou os japoneses a

Conhecer para crescer
Segunda-feira, voo atrasado, livraria do aeroporto: leitura rápida de algumas “orelhas” de conhecidos best-sellers voltados para a orientação da carreira de executivos, principalmente, da nova geração, que logo mais estará à frente das nossas empresas. Entre fórmulas e receitas, alguns atributos essenciais, de acordo com os autores, para os jovens candidatos que pretendem galgar os difíceis degraus do organograma corporativo

O business plan de Odorico Paraguaçu
– “O que é cluster?” Silêncio total na sala. Éramos 16 pessoas na mesa, entre presidente, diretores, gerentes, eu e um consultor da minha equipe. O autor da pergunta era o diretor comercial há muitos anos na empresa, homem sem muitas vírgulas e que sempre ia direto ao ponto. O alvo da pergunta, de franqueza desconcertante, era o novo diretor

Serviços e Desserviços
Você já reparou o quanto a tecnologia tem avançado em diversas áreas do conhecimento humano? Os avanços estão presentes em tudo que nos rodeia e fazem parte do nosso dia a dia. Como contraponto a esta revolução, tenho observado a deterioração de alguns setores ligados à prestação de serviços pessoais. Percebo que, especialmente entre o Natal e o Carnaval, a

Fogo Amigo
Durante a guerra do Vietnã, na década de 60, os americanos cunharam a expressão “friendly fire” (fogo amigo) para caracterizar as situações em que, por erro de inteligência ou pela natural dificuldade de identificar posições no calor de uma batalha, soldados são alvejados por companheiros. Foi também na década de 60 que o professor Igor Ansoff criou o termo “business

A nova economia e um novo mundo corporativo
O Brasil é um dos poucos países do mundo que possuem alto know-how em crises. Relembrando apenas algumas das que vivemos, podemos citar a do petróleo, o colapso do Plano Cruzado, o confisco do governo Collor e a atual e prolongada crise, que parece estar chegando ao fim. Somos empresários e executivos sobreviventes de anos de turbulências econômicas e incertezas

Desafios versus competências
Proponho refletirmos sobre os gestores e profissionais que contribuíram para chegarmos aonde chegamos e assim observarmos a busca ilimitada por desafios e a competência em superá-los. Trata-se de um fenômeno que vem ganhando corpo em empresas de diferentes portes devido à idealização de cenários externos e internos. Uma tendência que resulta no estabelecimento de desafios muitas vezes sem possibilidades reais

Responsabilidade empresarial ou pessoal?
Nos próximos anos, certamente, as discussões globais sobre a preservação da vida do planeta serão crescentemente acirradas. As ações de combate aos impactos causados pela atividade econômica ao meio ambiente serão determinantes para a imagem das empresas e a vinculação da marca às políticas de sustentabilidade. Acredito que devamos aproveitar este cenário para aprofundarmos esta questão. Muito se fala da