FBDE Consultoria Empresarial

Carta do Mês

Detalhes nem tão pequenos assim

“Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido”. A frase, de autoria do jornalista e político francês Georges Clemenceau, é apropriada para analisarmos os reflexos da ausência de uma cultura empresarial de tolerância zero ao não comprometimento com cuidados básicos, geralmente, classificados como “pequenos detalhes”. Qual empresa demonstra merecer maior credibilidade? Aquela na qual o funcionário, cliente, fornecedor

Leia Mais »

O whisky falso e a ressaca

Alguém já disse uma vez que a generalização é “a ignorância travestida de opinião”. E quando penso que generalizar é a raiz de grandes males da humanidade, como todo tipo de preconceito, percebo o quanto essa definição é profunda. Generalizar é abrir mão do ato de pensar. Infelizmente, a generalização é um mal que também atinge o ambiente corporativo. Um

Leia Mais »

Reinvenção é a alma do negócio

O século XX viu uma das transformações culturais e econômicas mais rápidas e surpreendentes da história. Na década de 40, o Japão ainda era um país agrícola com uma cultura arraigada que se fechava para o mundo e com uma mentalidade fruto do sistema monárquico e da herança feudal. Essa mentalidade foi um dos motivos que levou os japoneses a

Leia Mais »

Conhecer para crescer

Segunda-feira, voo atrasado, livraria do aeroporto: leitura rápida de algumas “orelhas” de conhecidos best-sellers voltados para a orientação da carreira de executivos, principalmente, da nova geração, que logo mais estará à frente das nossas empresas. Entre fórmulas e receitas, alguns atributos essenciais, de acordo com os autores, para os jovens candidatos que pretendem galgar os difíceis degraus do organograma corporativo

Leia Mais »

A aerodinâmica do besouro

Em todos esses anos de consultoria já vi e participei de muitas mudanças em centenas de empresas. Mudanças de cultura, de postura, de discurso, de posicionamento e de pessoas. Poucas, entretanto, consciente ou inconscientemente, traziam na essência a proposta de rompimento do “muro mental” que as demarcavam. Permaneciam nos limites da demarcação do possível. E o possível tornou-se obsoleto! Li,

Leia Mais »

O business plan de Odorico Paraguaçu

– “O que é cluster?” Silêncio total na sala. Éramos 16 pessoas na mesa, entre presidente, diretores, gerentes, eu e um consultor da minha equipe. O autor da pergunta era o diretor comercial há muitos anos na empresa, homem sem muitas vírgulas e que sempre ia direto ao ponto. O alvo da pergunta, de franqueza desconcertante, era o novo diretor

Leia Mais »

Serviços e Desserviços

Você já reparou o quanto a tecnologia tem avançado em diversas áreas do conhecimento humano? Os avanços estão presentes em tudo que nos rodeia e fazem parte do nosso dia a dia. Como contraponto a esta revolução, tenho observado a deterioração de alguns setores ligados à prestação de serviços pessoais. Percebo que, especialmente entre o Natal e o Carnaval, a

Leia Mais »

Fogo Amigo

Durante a guerra do Vietnã, na década de 60, os americanos cunharam a expressão “friendly fire” (fogo amigo) para caracterizar as situações em que, por erro de inteligência ou pela natural dificuldade de identificar posições no calor de uma batalha, soldados são alvejados por companheiros. Foi também na década de 60 que o professor Igor Ansoff criou o termo “business

Leia Mais »

A nova economia e um novo mundo corporativo

O Brasil é um dos poucos países do mundo que possuem alto know-how em crises. Relembrando apenas algumas das que vivemos, podemos citar a do petróleo, o colapso do Plano Cruzado, o confisco do governo Collor e a atual e prolongada crise, que parece estar chegando ao fim. Somos empresários e executivos sobreviventes de anos de turbulências econômicas e incertezas

Leia Mais »

Desafios versus competências

Proponho refletirmos sobre os gestores e profissionais que contribuíram para chegarmos aonde chegamos e assim observarmos a busca ilimitada por desafios e a competência em superá-los. Trata-se de um fenômeno que vem ganhando corpo em empresas de diferentes portes devido à idealização de cenários externos e internos. Uma tendência que resulta no estabelecimento de desafios muitas vezes sem possibilidades reais

Leia Mais »

Responsabilidade empresarial ou pessoal?

Nos próximos anos, certamente, as discussões globais sobre a preservação da vida do planeta serão crescentemente acirradas. As ações de combate aos impactos causados pela atividade econômica ao meio ambiente serão determinantes para a imagem das empresas e a vinculação da marca às políticas de sustentabilidade. Acredito que devamos aproveitar este cenário para aprofundarmos esta questão. Muito se fala da

Leia Mais »
Pequisar