Carta do Mês
Delegar sem deletar: a chave do seu sucesso
Caro leitor, Tenho certeza de que você já se deparou com inúmeros livros, revistas e textos na internet relacionados ao tema “como delegar poder nas empresas”. Geralmente, estes artigos se limitam a indicar “o que” e “para quem” delegar, ou seja, estão focados em definir quais compromissos podem ser outorgados e quais são os profissionais ideais para assumi-los. Tudo
Sinais de Mudanças
Caro leitor, Como empresários, devemos entender que aquilo que rege o mercado não é a sorte, mas sim uma conjunção de fatores lógicos e quase sempre previsíveis. E a soma dos atuais fatores, multiplicados pelos índices e divididos pela cota de esforço de cada um, tem quase sempre como resultado uma perspectiva de crescimento. Por isso, leitor, muitas empresas
Percebendo microtendências, antecipando o futuro
Caro leitor, Ao reler o best-seller ‘Microtendências’ de Mark J. Penn, constatei que a base dos estudos deste livro contradiz a previsão de total extinção do livre-arbítrio da sociedade massificada, descrita pela ficção científica de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo, lá em 1932. De acordo com a versão de Penn, os pequenos grupos de cidadãos tornaram-se poderosos e estão
Oportunidades em tempos de incerteza
Caro leitor, Desde que John Kenneth Galbraith cunhou o termo “A Era das Incertezas”, tomando como base a crise do petróleo de 1972, é evidente que o mundo se encontra em constante crise existencial e econômica. Grandes verdades já não são mais absolutas. Grandes corporações de um passado recente já não existem mais. Se existe uma verdade que resistiu
Reféns da comunicação virtual
São Paulo, 13 de maio de 2021 Caro leitor, Diante dos delírios da contemporaneidade, me lembrei de certa vez em que, ao visitar uma exposição das fabulosas invenções de Leonardo Da Vinci, li uma frase que me fez refletir sobre a tendência equivocada de valorizarmos a complexidade: “A simplicidade é o último grau de sofisticação”. Diante disso constatei: para
Que tal trocar a lâmpada?
Tudo o que foi realizado pelo homem, até hoje, foi construído antes em espírito. Ou seja, antes de ter o seu primeiro imóvel ou o seu primeiro empreendimento, você teve primeiro a vontade de construir seu futuro e depois a determinação de levar esse sonho adiante até se transformar em realidade, às vezes mesmo sem ter o capital suficiente. Mas
De agora em diante tudo será diferente
“Pessoas inteligentes discutem ideias; pessoas comuns discutem pessoas”. Esta frase, cujo autor desconheço, define com propriedade o perfil de pessoas que velada ou abertamente detratam e não poupam críticas aos profissionais que deixam ou são dispensados da empresa. São elas que propagam no mundo corporativo a “síndrome de terceirização da culpa”, ou seja, todos os problemas da empresa foram criados
Eu estou só e me basto
Durante um almoço com a filha de um empresário de grande expressão no final da década de 90, tive a oportunidade de relembrar a trajetória daquele que foi um empreendedor visionário, que alcançou o desejo de enfrentar desafios, transpor obstáculos e viver, exclusivamente, para o trabalho, de maneira austera, solitária e centralizadora. Conhecido pelo temperamento explosivo, ele alcançava expressivos resultados
Mudar ou não mudar, eis a questão!
Início de ano sempre nos remete a novos planos para a vida pessoal e profissional. A maioria das pessoas chega a registrar em cartas e bilhetes os objetivos a serem realizados. Quando penso nessa ânsia por transformação, me pergunto e fico sem resposta quanto à intrincada questão: Por que nós, seres humanos, resistimos tanto às mudanças? Por que esperamos uma
Detalhes nem tão pequenos assim
“Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido”. A frase, de autoria do jornalista e político francês Georges Clemenceau, é apropriada para analisarmos os reflexos da ausência de uma cultura empresarial de tolerância zero ao não comprometimento com cuidados básicos, geralmente, classificados como “pequenos detalhes”. Qual empresa demonstra merecer maior credibilidade? Aquela na qual o funcionário, cliente, fornecedor
O whisky falso e a ressaca
Alguém já disse uma vez que a generalização é “a ignorância travestida de opinião”. E quando penso que generalizar é a raiz de grandes males da humanidade, como todo tipo de preconceito, percebo o quanto essa definição é profunda. Generalizar é abrir mão do ato de pensar. Infelizmente, a generalização é um mal que também atinge o ambiente corporativo. Um