FBDE Consultoria Empresarial

Carta do Mês

Que tal trocar a lâmpada?

Tudo o que foi realizado pelo homem, até hoje, foi construído antes em espírito. Ou seja, antes de ter o seu primeiro imóvel ou o seu primeiro empreendimento, você teve primeiro a vontade de construir seu futuro e depois a determinação de levar esse sonho adiante até se transformar em realidade, às vezes mesmo sem ter o capital suficiente. Mas

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De agora em diante tudo será diferente

“Pessoas inteligentes discutem ideias; pessoas comuns discutem pessoas”. Esta frase, cujo autor desconheço, define com propriedade o perfil de pessoas que velada ou abertamente detratam e não poupam críticas aos profissionais que deixam ou são dispensados da empresa. São elas que propagam no mundo corporativo a “síndrome de terceirização da culpa”, ou seja, todos os problemas da empresa foram criados

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Eu estou só e me basto

Durante um almoço com a filha de um empresário de grande expressão no final da década de 90, tive a oportunidade de relembrar a trajetória daquele que foi um empreendedor visionário, que alcançou o desejo de enfrentar desafios, transpor obstáculos e viver, exclusivamente, para o trabalho, de maneira austera, solitária e centralizadora. Conhecido pelo temperamento explosivo, ele alcançava expressivos resultados

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Mudar ou não mudar, eis a questão!

Início de ano sempre nos remete a novos planos para a vida pessoal e profissional. A maioria das pessoas chega a registrar em cartas e bilhetes os objetivos a serem realizados. Quando penso nessa ânsia por transformação, me pergunto e fico sem resposta quanto à intrincada questão: Por que nós, seres humanos, resistimos tanto às mudanças? Por que esperamos uma

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Detalhes nem tão pequenos assim

“Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido”. A frase, de autoria do jornalista e político francês Georges Clemenceau, é apropriada para analisarmos os reflexos da ausência de uma cultura empresarial de tolerância zero ao não comprometimento com cuidados básicos, geralmente, classificados como “pequenos detalhes”. Qual empresa demonstra merecer maior credibilidade? Aquela na qual o funcionário, cliente, fornecedor

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Reinvenção é a alma do negócio

O século XX viu uma das transformações culturais e econômicas mais rápidas e surpreendentes da história. Na década de 40, o Japão ainda era um país agrícola com uma cultura arraigada que se fechava para o mundo e com uma mentalidade fruto do sistema monárquico e da herança feudal. Essa mentalidade foi um dos motivos que levou os japoneses a

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Conhecer para crescer

Segunda-feira, voo atrasado, livraria do aeroporto: leitura rápida de algumas “orelhas” de conhecidos best-sellers voltados para a orientação da carreira de executivos, principalmente, da nova geração, que logo mais estará à frente das nossas empresas. Entre fórmulas e receitas, alguns atributos essenciais, de acordo com os autores, para os jovens candidatos que pretendem galgar os difíceis degraus do organograma corporativo

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A aerodinâmica do besouro

Em todos esses anos de consultoria já vi e participei de muitas mudanças em centenas de empresas. Mudanças de cultura, de postura, de discurso, de posicionamento e de pessoas. Poucas, entretanto, consciente ou inconscientemente, traziam na essência a proposta de rompimento do “muro mental” que as demarcavam. Permaneciam nos limites da demarcação do possível. E o possível tornou-se obsoleto! Li,

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O vírus, a vida e a volta

Como em todo período de crise, seja profissional ou pessoal, somos levados a refletir sobre sobre qual foi a lição ministrada com o episódio. Acredito que vivemos um momento de reafirmação da veracidade da percepção de que as turbulências podem ser vencidas ou ultrapassadas, na medida em que não dediquemos a elas uma dimensão maior do que realmente possuem. Trata-se

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O business plan de Odorico Paraguaçu

– “O que é cluster?” Silêncio total na sala. Éramos 16 pessoas na mesa, entre presidente, diretores, gerentes, eu e um consultor da minha equipe. O autor da pergunta era o diretor comercial há muitos anos na empresa, homem sem muitas vírgulas e que sempre ia direto ao ponto. O alvo da pergunta, de franqueza desconcertante, era o novo diretor

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Serviços e Desserviços

Você já reparou o quanto a tecnologia tem avançado em diversas áreas do conhecimento humano? Os avanços estão presentes em tudo que nos rodeia e fazem parte do nosso dia a dia. Como contraponto a esta revolução, tenho observado a deterioração de alguns setores ligados à prestação de serviços pessoais. Percebo que, especialmente entre o Natal e o Carnaval, a

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Pequisar