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Valuation: Quanto vale a sua empresa?

Valuation é uma ferramenta fundamental para investidores, gestores e proprietários de empresas, pois fornece informações valiosas para tomada de decisões estratégicas. Sendo assim, identifique em quais situações a prática é indicada, além de seus principais objetos de análise.

O que é valuation?

Valuation, em português, é entendido como o processo de determinar o valor justo de uma empresa ou ativo financeiro. Em outras palavras, é uma análise que busca quantificar o valor de um negócio com base em seus ativos, receitas, lucros, fluxos de caixa, entre outras premissas.

Existem diferentes métodos de valuation, como o fluxo de caixa descontado, múltiplo de empresas comparáveis e valor patrimonial. A escolha por um deles dependerá do tipo de empresa ou ativo financeiro em questão e finalidade do processo.

Vale destacar que estamos falando de um trabalhotailored, isto é, personalizado. Afinal, cada corporação é única, com modelos de negócio, gestão e valores próprios. Fora disso, trata-se de um processo que pode ser aplicado em diversas situações, como destacaremos a seguir. 

5 situações em que o valuation é comum

  1. Descontinuidade: Em situações de descontinuidade ou encerramento de uma empresa, é necessário realizar um valuation para determinar o valor dos ativos a serem vendidos ou liquidados.
  1. Recuperação Judicial: Em casos de empresas que estão passando por dificuldades financeiras, esse processo pode ajudar a estipular o valor justo da companhia para fins de reestruturação, por exemplo.
  1. Fusões e Aquisições: Quando uma organização está interessada em adquirir outra, é fundamental avaliar o valor justo da empresa-alvo para estabelecer o preço de compra e negociar os termos da transação.
  1. Sucessão Empresarial: Em caso de transferência da corporação para herdeiros ou sócios, a avaliação contribui na definição do valor da empresa e distribuição da herança.
  1. Captação de Investimentos: Investidores podem solicitar um valuation antes de investir em uma empresa. Dessa forma, entendem melhor a sua saúde financeira e avaliam se o investimento é viável.

O que é analisado no valuation?

Considerando que o valuation é um processo complexo e, portanto, envolve diferentes etapas, são analisados uma série de dados e informações sobre a empresa, seus ativos e posição no mercado. 

Logo que fechado o contrato, o primeiro passo é coletar dados históricos e financeiros da organização e entender seu modelo de negócio. É importante, também, padronizar o plano de contabilidade de forma que os dados sejam comparáveis e consistentes.

Além disso, é essencial estabelecer premissas econômicas, as quais dizem respeito ao PIB, taxa de juros e taxa de aplicação de mercado, entre outras, e premissas operacionais. Estas referem-se às características exclusivas do estabelecimento, como capacidade de produção, projeção de vendas, ticket médio e folha de pagamento.

Outros fatores também podem ser levados em conta, a exemplo dos investimentos, riscos e oportunidades de mercado. O objetivo é chegar a um valor justo que reflita o potencial futuro da empresa, considerando todas as variáveis relevantes. 

Vale destacar que esses passos não seguem, necessariamente, uma linearidade, visto que várias etapas podem acontecer simultaneamente.

Avaliador de empresa X Advisor de valuation

Embora muitos profissionais exerçam ambos os papéis, tanto como avaliador como advisor de valuation, há diferenças entre as funções.

O avaliador de empresas é responsável por estimar o valor da empresa ou ativo financeiro em questão. Trata-se de uma figura mais técnica, focada no cálculo do valor, que geralmente trabalha para empresas de consultoria especializadas em avaliação.

Já o advisor de valuation auxilia os proprietários, investidores ou gestores da empresa no processo de avaliação, ajudando-os a entender o valor da organização e a tomar decisões estratégicas com base nessa informação. Ele pode, ainda, identificar as melhores opções de investimento, planejar sucessão empresarial, entre outras tarefas.

Dicas para gestores no processo

Agora que você já entendeu mais sobre valuation, incluindo em quais situações ele pode ser aplicado, é importante que gestores sigam algumas dicas durante o processo. Primeiro, ter em mente que o valuation é uma estimativa, calculada com base nas premissas, que podem ou não se realizarem.

A segunda dica é tirar o maior proveito do processo de avaliação. Ele tende a ser de grande aprendizado para as partes envolvidas, sobretudo em estabelecer estratégias que guiem o rumo da empresa e sua gestão.

Por fim, considere avaliadores imparciais, que não privilegiem um ou outro profissional, e que mantenham as informações confidenciais. Trabalhando dessa maneira, há garantia de um serviço ético e honesto, com benefícios para ambas as partes.

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Até a próxima!

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