Consultoria em Marketing
NOSSOS SERVIÇOS
Consultoria em Marketing
Desenvolve e implanta estratégias de atuação e ações corretivas, melhorando o desempenho e a presença da empresa no mercado
Num ambiente em que as mudanças ocorrem com velocidade sem precedentes, analisar, questionar e revisar continuamente a maneira como a organização interage e se relaciona com seu mercado, seus canais e clientes é fator determinante para que as empresas se mantenham competitivas.
A diversidade de segmentos para os quais o FBDE Consulting já desenvolveu projetos permite à equipe de consultores uma compreensão profunda da dinâmica destes diferentes mercados, bem como das estratégias, políticas, estruturas e melhores práticas que garantem resultados de crescimento consistentes.
A associação desta ampla experiência com o cuidado de entender e respeitar a cultura empresarial nos possibilita recomendar e implementar soluções e estratégias personalizadas para cada empresa, ajudando-as a escolher e construir caminhos para melhorar o desempenho dos seus negócios. É inteligência mercadológica aplicada na prática.
NOSSOS SERVIÇOS
Consultoria em Marketing
Desenvolve e implanta estratégias de atuação e ações corretivas, melhorando o desempenho e a presença da empresa no mercado
Num ambiente em que as mudanças ocorrem com velocidade sem precedentes, analisar, questionar e revisar continuamente a maneira como a organização interage e se relaciona com seu mercado, seus canais e clientes é fator determinante para que as empresas se mantenham competitivas.
A diversidade de segmentos para os quais o FBDE|NEXION já desenvolveu projetos permite à equipe de consultores uma compreensão profunda da dinâmica destes diferentes mercados, bem como das estratégias, políticas, estruturas e melhores práticas que garantem resultados de crescimento consistentes.
A associação desta ampla experiência com o cuidado de entender e respeitar a cultura empresarial nos possibilita recomendar e implementar soluções e estratégias personalizadas para cada empresa, ajudando-as a escolher e construir caminhos para melhorar o desempenho dos seus negócios. É inteligência mercadológica aplicada na prática.
Para que cumpra seu objetivo estratégico enquanto área na organização, as funções do marketing precisam estar claramente definidas para a empresa e seus colaboradores. Cada organização está em um estágio de evolução empresarial particular, requerendo estruturas, processos e controles diferentes. Nosso trabalho é ajudar a empresa a decidir quais funções são essenciais para o atual momento, em que nível de profundidade e abrangência e que recursos ela vai necessitar para que estas funções possam ser executadas. O acompanhamento e apoio à empresa em todo o processo de estruturação da área faz parte do projeto.
Clientes e consumidores de segmentos diferentes têm formas diferentes de buscar seus fornecedores de insumos, produtos e serviços. E expectativas diferentes de atendimento. Fazemos uma análise de como o mercado se organiza nestes aspectos, quais são os fatores definidores de escolha do fornecedor e uma leitura de como a empresa vem atendendo seu mercado. Definimos e implementamos as estratégias que darão visibilidade à empresa e aquelas que possibilitarão um atendimento competitivo e adequado às expectativas desse mercado.
A definição de estratégias ou a revisão delas e a tomada de decisões com segurança requerem informação atualizada e confiável. Sem isso, a empresa navega no mercado sem bússola e, atingir ou não seus objetivos, torna-se uma obra do acaso. Nossos serviços percorrem a definição de informações, fontes, processos de integração entre áreas, definição e implantação de indicadores-chave, relatórios e controles que possibilitam uma gestão mercadológica e comercial mais objetiva, assertiva e confiante.
Os trabalhos que desenvolvemos nesta área podem partir de duas possibilidades:
Clientes com projeto de consultoria: a capacitação dos profissionais para o correto desempenho de suas funções é condição para o sucesso de qualquer empresa. Muitas vezes, um baixo desempenho ocorre por falta de entendimento quanto aos objetivos funcionais ou qualificação para o desenvolvimento de tarefas, situações que costumamos corrigir, no desenvolvimento dos nossos trabalhos, a partir da própria aplicação da metodologia do FBDE Consulting. Nossa abordagem envolve o treinamento dos colaboradores no exercício de suas funções durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, e eventuais lacunas de capacitação são atendidas com a aplicação de treinamentos desenvolvidos no caso-a-caso, dependendo das necessidades identificadas.
Empresas sem projeto de consultoria conosco: o treinamento ou desenvolvimento de recursos humanos também pode ser desenhado e implementado em organizações que não têm um projeto conosco naquele momento. Nestes casos, fazemos um prévio entendimento das necessidades e objetivos a serem atendidos, conhecemos preliminarmente o público-alvo do treinamento e desenvolvemos um Programa especialmente desenhado para cada empresa.
Em qualquer dos casos, buscamos implementar nas organizações a cultura de capacitação permanente dos seus recursos humanos, com o desenvolvimento de multiplicadores e orientações práticas sobre como dar continuidade ao Programa.
Algumas vezes, durante o desenvolvimento do projeto, não identificamos na organização profissionais preparados e com o perfil adequado para ocupar a posição requerida para o cargo e funções que foram desenhadas. Em situações deste tipo, a empresa pode optar pelo nosso apoio na contratação de colaboradores no mercado (Executive Search) ou nos contratar para fazermos a gestão interina da área:
- até que a organização esteja aculturada em relação às novas funções e queira contratar um colaborador para dar continuidade aos trabalhos implementados pela consultoria ou;
- enquanto treinamos e desenvolvemos um colaborador identificado internamente. Nestes casos, o profissional tem perfil e potencial, mas ainda não detém as competências necessárias para a função e cargo, requerendo um “coach” funcional por período determinado.
Apoiamos a empresa em todo o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para as áreas envolvidas nos projetos que estamos desenvolvendo. Uma vez definido e contratado, assessoramos o novo profissional na integração à empresa e ao projeto, realizando um “coach” funcional que o prepara para o exercício das funções dentro dos objetivos estabelecidos.
A empresa tem um posicionamento desejado, normalmente decorrência de suas expectativas internas, e um posicionamento de mercado, resultado direto das estratégias de atuação e comunicação adotadas e da ação dos concorrentes. Identificamos estas duas imagens e, em conjunto com a empresa, definimos o posicionamento correto para a marca e produtos e implementamos as ações necessárias para o alinhamento destas duas imagens.