Caro leitor,
Desde que John Kenneth Galbraith cunhou o termo “A Era das Incertezas”, tomando como base a crise do petróleo de 1972, é evidente que o mundo se encontra em constante crise existencial e econômica. Grandes verdades já não são mais absolutas. Grandes corporações de um passado recente já não existem mais. Se existe uma verdade que resistiu a todas essas crises é a de que não há mais verdades imutáveis.
O entendimento de que a verdade no mundo dos negócios não é estática, mas sim dinâmica, explica porque a maioria das empresas de sucesso hoje nasceu em anos ou situações de crise. Surpreso, caro leitor? É natural. A maioria dos empresários não está acostumada a associar crise a progresso. Vamos ver o que a história tem a dizer sobre isso.
Levi Strauss, por exemplo, atravessou os EUA durante a corrida do ouro americana a fim de vender barracas para o acampamento de garimpeiros. Tudo parecia perfeito. O produto certo, no lugar certo, para as pessoas certas… na hora errada.
Quando Levis Strauss chegou ao destino, a febre do ouro havia passado. A verdade que ele conhecia não existia mais. O carregamento ainda pesava sobre suas costas. Ele teve, no entanto, sensibilidade para perceber uma nova verdade, ou oportunidade: a estrada de ferro que cruzaria os EUA. Ele transformou a lona das barracas no brim dos macacões usados pelos operários da ferrovia, dando origem aos jeans Levi’s, ícones da moda desde o século XX – e que você provavelmente tem no seu guarda-roupa.
Lembre-se, caro leitor, do que os chineses costumam dizer: o entendimento real do problema já traz em si a solução. É essencial aplicarmos essa sabedoria milenar na hora de tomar decisões e conduzir nosso negócio.
Comece se fazendo a seguinte pergunta: “Qual grande oportunidade para minha empresa está escondida sob a máscara de crise?”
Até a próxima Carta do Mês,
Denis Mello
Diretor Presidente
FBDE|NEXION Consulting