A previsão para o futuro próximo é que o metaverso faça cada vez mais parte da nossa rotina, tanto profissional quanto pessoal. E o impacto dessa “novidade” no marketing das empresas é algo que podemos antecipar e nos preparar previamente.
Dados de um estudo promovido pela empresa de consultoria Gartner, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), estimam que, até 2026, uma a cada quatro pessoas passará, em média, uma hora diária dentro do metaverso.
Além disso, o mesmo estudo reforça que cerca de 30% das organizações do mundo terão serviços e produtos voltados para o metaverso, durante o período analisado.
Nesse sentido, ainda é cedo para identificar quais serão os investimentos mais rentáveis a longo prazo. Porém, não há dúvida que conhecer, explorar e se preparar para o metaverso é a melhor forma de garantir a competitividade da empresa no futuro próximo.
Continue lendo e aprenda um pouco mais sobre esse tema tão discutido e saiba o que podemos prever em mudanças nas nossas rotinas e no marketing de empresas.
O que é metaverso?
O metaverso é um novo ambiente virtual, com a proposta de maior integração com o mundo real.
Simplificadamente, é um universo que está em constante desenvolvimento com a aplicação de novas tecnologias, como o 3D e a Inteligência Artificial, e que promete uma maior imersão do usuário.
Dessa forma, com a utilização de óculos e sensores de movimento, se torna possível interagir com o ambiente, com novas pessoas e, até mesmo, adotar novas aparências e posturas.
Isso diferencia o metaverso do acesso a internet e às plataformas que temos hoje, como as redes sociais. Podemos dizer que nós temos uma postura reativa em relação ao nosso uso da internet, enquanto o acesso ao metaverso se dá de uma maneira representativa.
Logo, é um ambiente virtual que se espelha ao mundo real, podendo reproduzir ambientes como a sua casa e produtos como carros e roupas. Porém, ao mesmo tempo, o metaverso pode ir além, criando novas experiências que não são tangíveis no mundo real.
Assim, a grande questão do metaverso é que existem grandes conglomerados da tecnologia que investem para que tudo isso fique cada vez mais próximo da realidade de todos, como o Meta de Mark Zuckerberg.
E existem as outras empresas, que podem investir na entrega desses produtos e experiências para os usuários, suprindo a demanda de um novo grupo de consumidores e agregando à sua receita. É nesse segmento que temos as melhores oportunidades.
Os termos mais usados do metaverso
Uma das primeiras coisas que devemos dominar para começar a nos aprofundar sobre o tema do metaverso é a linguagem e os termos utilizados nesse ambiente.
Por isso, separamos essa seção do texto para esclarecer algumas das palavras que você encontrará frequentemente quando o assunto é metaverso.
Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR)
O termo Realidade Virtual, ou Virtual Reality (VR) em inglês, se refere ao ambiente tridimensional que é criado a partir de softwares e pode ser acessado por óculos de VR, fones de ouvido e outros equipamentos.
Hoje em dia, está muito presente no desenvolvimento dos consoles de videogame, mas promete ser também o acesso do público geral ao metaverso.
Dessa forma, o termo Realidade Aumentada — ou Augmented Reality (AR) — se refere ao “inverso”, utilizando de equipamentos como os smartphones para trazer elementos do ambiente virtual ao mundo real.
Blockchain
O termo blockchain tem a função de um livro-razão que facilita o registro de transações feitas na internet e no metaverso, possibilitando o rastreamento de ativos de uma rede empresarial.
Ele é imutável e garante uma maior segurança dos ativos, sejam eles tangíveis ou intangíveis.
Devido a essa segurança, o processo de blockchain é utilizado para a autenticação de NFTs.
NFT
De maneira simplificada, os NFTs são tokens não fungíveis (non-fungible token), ou seja, um tipo de certificado digital que mostra que o seu ativo não pode ser replicado ou dividido sem perder o seu valor.
Assim, NFTs são códigos de arquivos que garantem a exclusividade de produtos comprados no metaverso.
Como o metaverso irá mudar a nossa rotina
Recentemente, um dos principais impulsionadores do metaverso foi o período de isolamento, devido à pandemia de Covid-19.
Foi um momento em que mesmo quem não estava envolvido no universo digital foi obrigado a encontrar alternativas para realizar suas funções, como o home office.
Nesse sentido, Mark Zuckerberg deixou claro que um dos objetivos em seu investimento no metaverso é poder realizar a jornada de trabalho de maneira totalmente virtual.
Porém, o grande benefício do metaverso seria a criação de um ambiente colaborativo e interativo, mesmo que digital, através da integração com “avatares” de seus colegas ao redor.
O metaverso e as estratégias de marketing empresarial
Atualmente, as empresas já podem dar os primeiros passos para trazer o metaverso para a realidade do seu mercado.
Afinal, o marketing sempre ditou a importância de reformular as suas estratégias a partir da nova ferramenta em uso, com a finalidade de trazer uma maior visibilidade e reputação para as marcas.
Assim como há 20 anos atrás era incentivado que as empresas tivessem websites para o melhor atendimento de seus clientes e como hoje é praticamente uma obrigação que elas estejam voltadas às redes sociais, o metaverso também deverá moldar as estratégias de marketing digital em um futuro próximo.
Portanto, a empresa deve focar em oferecer a melhor experiência ao cliente, mostrar a proximidade e amparo que a marca pode fornecer caso esse cliente escolha comprar com ela.
Por isso, ter uma forma de representação no metaverso, como um ambiente virtual semelhante a uma loja, com atendentes e contato em tempo real, pode ser um diferencial para o progresso da empresa no mercado.
Todo esse cenário também exigirá uma renovação do marketing, que, da mesma forma que passou por uma revolução com a entrada do mercado digital, também precisará estar capacitado e com a mente aberta para desenvolver estratégias direcionadas ao metaverso.
Considerações finais
O metaverso parecia ainda um conceito inalcançável para muitos de nós. Entretanto, com investimentos recentes e o desenvolvimento de novas tecnologias, esse ambiente virtual parece cada vez mais próximo da nossa realidade e rotina.
Por isso, educar-se sobre o assunto como empresário é fundamental para manter a competitividade de mercado e se preparar para os impactos que o metaverso pode ter no marketing e na composição de receitas. E a FBDE | Nexion Consulting está sempre disposta a auxiliar com o processo de preparo de empresas, tanto para o presente quanto para o futuro próximo.
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