As escolhas que marcaram uma vida
Caro leitor,
Aproveitando que dezembro inspira reflexões sobre o ano que se vai, envolvendo relacionamentos, conquistas e desafios, trago uma história que, nesses mais de 50 anos de consultoria, marcou profundamente minha percepção sobre a complexidade humana e as decisões que moldam nossas vidas.
Conheci Seu Antônio, um empreendedor incansável, em seus 70 anos, enfrentando desafios que iam além dos números de sua indústria de blocos e tijolos de cimento. Marido de Dona Maria e um patriarca dedicado, Antônio tinha o dom de reunir a família todos os domingos para comer macarronada e desfrutar de um tempo ao lado dos filhos e netos.
Apesar desses momentos serem tão frequentes no passado, não ficam em outro lugar hoje – senão – na memória.
Nossa história começa quando o empresário, inquieto e em busca de um merecido descanso, decide trocar a correria de São Paulo pela tranquilidade da praia. Entretanto, como o ócio não fazia parte de sua natureza dinâmica, acabou adquirindo uma loja à beira-mar, estabelecimento fundamental para o desenrolar desta narrativa.
O que era apenas uma loja de produtos para piscina logo se tornou uma próspera rede, graças ao carisma e ao envolvimento de Seu Antônio com a comunidade. Com três filiais instituídas, o empresário convidou cada um dos filhos para gerenciá-las, decisão que mudaria para sempre o rumo de sua vida.
Depois de algum tempo, os problemas começaram a aparecer. A má gestão das filiais levou a conflitos e dívidas intermináveis, que afetaram não só o negócio do patriarca, como os laços que um dia uniram ele e seus familiares.
Domingos de macarronada e festas tornaram-se memórias distantes. Seu Antônio, agora endividado, viu sua saúde declinar. O Natal, antes sinônimo de união, tornou-se um lembrete doloroso de sua divisão familiar.
Onde Seu Antônio errou?
Essa é uma pergunta complexa, com muitas respostas possíveis. Talvez tenha sido na proteção excessiva, na falta de deixar os filhos aprenderem com seus próprios erros, ou até mesmo na necessidade de manter a família sempre unida. A resposta certa, no entanto, somente Antônio pode fornecer.
Este é um relato real que destaca as escolhas e os dilemas de um empresário, revelando que, por trás dos negócios, há vidas intrincadas.
Neste mês de dezembro, enquanto celebramos, convido você a refletir sobre as histórias que moldam nossas vidas e como somos produtos de relacionamentos que firmamos. Um excelente fim de ano e até a próxima Carta do Mês!
Denis Mello
Diretor Presidente
FBDE|NEXION Consulting
diretoria@fbde.com.br
+55 (11) 3674-9999
*Os nomes reais dos personagens desta narrativa foram substituídos a fim de preservar a identidade dos envolvidos.