A Indústria 4.0, também conhecida como 4ª Revolução Industrial, é um conjunto de iniciativas tecnológicas que vem transformando os modelos de negócios e os meios de produção, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. Englobando tecnologias como realidade aumentada, big data, inteligência artificial, internet das coisas, computação em nuvem e muito mais, a Indústria 4.0 é a prova de que acompanhar os avanços tecnológicos é essencial para o seu negócio.
1. Indústria 4.0: conhecendo a História e o conceito.
Para compreender o que é a Indústria 4.0, precisamos antes voltar um pouco no tempo. Mais especificamente, devemos retornar para o século XVIII, com o início da Revolução Industrial.
Marcado por grandes transformações econômicas e sociais, o período de 1760 a 1820 nos trouxe uma das mais importantes invenções da história: a máquina a vapor. Esta tecnologia foi responsável pela transição da produção artesanal para a manufatura, consolidando o modo de produção capitalista e o mundo como o conhecemos atualmente.
No final do século XIX, veio a 2ª Revolução Industrial, com motores elétricos, novos meios de transporte e de comunicação, primórdios da automação, produção em massa e o surgimento das linhas de montagem.
Entre as décadas de 1950 e 1970, após um intenso e acelerado desenvolvimento tecnológico, iniciou-se a 3ª Revolução Industrial. Com novos equipamentos digitais, automação da produção, desenvolvimento da robótica, invenção de computadores, celulares e, enfim, a internet, esta era considerada a última grande revolução dos meios de produção.
Isto é, até meados dos anos 2010, quando um grupo de economistas alemães apresentou ao mundo o conceito da Indústria 4.0. Mas, afinal, o que é esta “nova” indústria? É bastante simples: a 4ª Revolução Industrial engloba a automação e as mais recentes invenções para a produção de bens.
Para acompanhar um mundo cada vez mais globalizado e exigente, as indústrias começaram a utilizar novas tecnologias habilitadoras na linha de produção, como inteligência artificial, realidade aumentada, big data, computação em nuvem, internet das coisas, análise de dados, machine learning e muito mais!
2. Como a Indústria 4.0 pode ajudar o seu negócio?
Apesar de a maior parte das indústrias ainda estar no estágio 3.0, é essencial que as empresas considerem as melhores formas para se adaptar à realidade tecnológica atual. Afinal, a Indústria 4.0 possui inúmeras formas de facilitar os processos envolvidos na produção industrial.
Sendo assim, cada empresa pode utilizar as soluções de uma maneira diferente. Tudo depende de qual é o objetivo final, dos problemas que precisam ser resolvidos e quais estratégias serão utilizadas.
Ao utilizar as tecnologias disponíveis atualmente, a Indústria 4.0 pode alcançar diversos objetivos, como, por exemplo:
- Otimizar os serviços oferecidos através da análise de dados;
- Diminuir os custos de produção;
- Aumentar a competitividade da empresa – em escala regional, nacional ou até mesmo global;
- Aumentar a qualidade dos produtos;
- Ter mais eficiência na sua produção;
- Entregar produtos em um tempo menor;
- Obter vantagens em relação aos competidores;
- Desenvolver novos modelos de negócios a partir de insights sobre a comercialização de produtos e serviços.
3. Quais empresas podem adotar a Indústria 4.0?
O conceito da Indústria 4.0 pode parecer assustador para muitas empresas: há sempre um receio quanto a mudanças, investimentos e novas tecnologias.
É bastante comum que empresários tradicionais pensem que estão muito atrasados no quesito tecnológico e que suas empresas não se beneficiariam de sistemas tão modernos e avançados.
Da mesma forma, alguns negócios creem que são pequenos demais para investir nesse conceito, que o investimento é grande demais ou até mesmo que determinados setores não necessitam desse tipo de tecnologia.
Entretanto, na realidade, todas as empresas podem se beneficiar dos sistemas da Indústria 4.0, independentemente do setor, porte ou estágio de desenvolvimento.
Uma das grandes vantagens da implantação deste conceito nas indústrias é a possibilidade de adaptá-lo de acordo com a sua necessidade. Assim, empresas de grande porte podem investir em projetos milionários, enquanto pequenos negócios podem buscar inovações menores e específicas para melhorar determinados aspectos da empresa.
Além disso, ao contrário do que acreditam, as tecnologias utilizadas na Indústria 4.0 são muito mais acessíveis financeiramente do que eram alguns anos atrás. Existem soluções que cabem nos mais diversos orçamentos, até mesmo das menores empresas, e que já podem fazer uma grande diferença no crescimento dos lucros.
Na maior parte das vezes, os projetos 4.0 são realizados em plantas industriais antigas, sem equipamentos da última geração. Percebe-se, então, que é possível encontrar soluções tecnológicas e realizar adaptações em qualquer tipo de fábrica, e até mesmo utilizar os equipamentos já existentes e analisar seu desempenho através de dados digitais.
Dessa forma, há um único pré-requisito para a implantação dessas novas tecnologias: as empresas devem ter um objetivo e uma visão clara dos resultados que desejam alcançar. Tendo isso em mente, basta encontrar a tecnologia que pode melhor resolver seu problema, de acordo com as suas necessidades e possibilidades de investimento.
E, para deixar este processo mais prático para os empresários, é possível contratar uma empresa de consultoria. Estes profissionais especializados, como nós do FBDE | Nexion Consulting, podem auxiliar no diagnóstico de processos da sua empresa, analisando o que pode ser melhorado e quais são as melhores soluções!
4. Considerações finais
A Indústria 4.0 é um assunto muito relevante, complexo e cheio de nuances. Ao mesmo tempo que este conceito utiliza tecnologias que parecem vir do futuro, ele também é fruto de um longo processo histórico.
Assim, a 4ª Revolução Industrial nada mais é do que o resultado natural de uma série de avanços tecnológicos que, desde o século XVIII, vêm transformando a sociedade e o mundo em que vivemos.
Cada época traz consigo invenções que revolucionam a forma de se produzir e comercializar produtos ou serviços. Atualmente, essas mudanças surgem cada vez mais rápido, com incrível potencial transformador, e é por isso que as empresas nunca podem deixar de acompanhar as novidades tecnológicas.
Seja qual for o porte do seu negócio, seu estágio de desenvolvimento ou setor: é essencial que os profissionais se mantenham atualizados e, principalmente, não tenham medo de aproveitar as possibilidades tecnológicas que nossa época nos proporciona.
Apesar de não podermos esgotar todos os tópicos deste assunto tão importante, esperamos que este post tenha ajudado a esclarecer algumas das principais dúvidas sobre a 4ª Revolução Industrial e como ela pode ajudar as mais diversas empresas.
Não deixe de acompanhar o FBDE | Nexion Consulting aqui no blog e nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube. Para mais informações sobre nossos serviços de consultoria e soluções em tecnologia, entre em contato conosco!
Até a próxima.