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A gestão de produtos para alavancar a rentabilidade das organizações

Gestão de Produtos: O que é, Desafios e Como Iniciar

Na dinâmica competitiva do mercado atual, o produto desempenha um papel central no sucesso de qualquer empresa. Afinal, é ele quem estabelece o primeiro contato com o consumidor e, em última análise, gera a receita que impulsiona o crescimento do negócio. Entretanto, apesar de reconhecerem essa importância, muitas organizações acabam negligenciando a gestão de produtos.

Como resultado, há itens que não atendem mais às expectativas do mercado e, ainda sim, continuam em linha, lançamentos que não ocorrem como o previsto e uma série de outros problemas. 

Assim, neste artigo, você irá entender em detalhes o que é a gestão de produtos e sua importância para as empresas, além de:

  • Consequências que a má gestão de produtos pode gerar;
  • Dicas de como implementá-la de maneira eficaz.

Acompanhe a leitura e confira!

O que é a Gestão de Produtos?

A gestão de produtos se concentra na definição, desenvolvimento e aprimoramento contínuo dos produtos de uma empresa ao longo de seu ciclo de vida.  Ela envolve uma gama de atividades, desde a identificação das necessidades do mercado até o lançamento, comercialização e suporte pós-venda dos produtos.

Nesse sentido, trata-se de uma disciplina estratégica que exige habilidades de análise, planejamento e comunicação para ser executada com sucesso. Quando isso acontece, diversos benefícios são gerados, dos quais incluem:

Atendimento às Necessidades do Mercado

Antes de tudo, um portfólio bem gerenciado permite que a instituição responda de forma eficaz às necessidades e demandas do mercado.

Administração Eficiente de Recursos

Ao otimizar o mix de produtos e alocar recursos de modo inteligente, as organizações conseguem maximizar tanto sua eficiência operacional quanto financeira.

Fortalecimento de Marca

Um portfólio de produtos bem definido e consistente também ajuda a construir uma marca forte, aumentando não só a confiança dos clientes, mas também diferenciando a empresa do mercado.

Maximização dos Lucros

Por fim, conforme identificam produtos de alto desempenho ou eliminam itens de baixo rendimento, as instituições são capazes de maximizar seus lucros e garantir viabilidade financeira a longo prazo.

Enquanto uma gestão eficaz de produtos traz diversas vantagens às organizações, o gerenciamento inadequado pode ter impactos significativos em vários aspectos. Em seguida, vamos explorar alguns deles.

Gestão de Produtos: Principais Problemas

Selecionamos três problemas recorrentes e que, se não resolvidos, geram inúmeras deficiências, desde financeiras até organizacionais.

1. Estoque Obsoleto:

Primeiramente, a gestão inadequada de produtos muitas vezes resulta em estoques obsoletos, em que artigos que saíram de linha há muito tempo ainda aparecem nos armazéns da empresa. 

Esses itens não apenas ocupam espaço físico precioso, como também representam um investimento financeiro desperdiçado. Além disso, a presença de produtos obsoletos pode prejudicar a eficiência operacional, tornando mais difícil para a organização atender às demandas do mercado com agilidade.

2. Custos Adicionais

Outro tópico que deve ser mencionado são os custos adicionais

Aqui, podemos incluir despesas relacionadas ao armazenamento de itens desnecessários, como citado anteriormente, custos de oportunidade associados a produtos que não geram receita e retrabalhos devido a lançamentos mal sucedidos ou artigos com baixa qualidade.

3. Insucesso nos Lançamentos

Segundo dados verificados internamente, cerca de 60% dos produtos lançados não deram certo para as organizações (FBDE | Nexion Consulting). Um número alarmante, que coloca o insucesso nos lançamentos como outra consequência severa da má gestão.

Essa questão ocorre, principalmente, quando os produtos não atendem às expectativas do mercado, não se destacam da concorrência ou simplesmente não são bem recebidos pelos consumidores. E como evitá-la? Separamos três dicas fundamentais.

Gestão de Produtos: Dicas para Garantir uma Longevidade nos Lançamentos

À medida que um produto nasce, algumas informações devem estar esclarecidas a fim de certificar o seu sucesso. Lembrando que, por “lançamento”, não estamos falando somente de novos produtos, mas em uma oxigenação do portfólio, isto é, uma renovação para que o mesmo permaneça relevante.

1. Qual o Diferencial – A Proposição de Valor que Ele Entrega?

A princípio, quando for lançar um novo produto ou realizar uma atualização no portfólio existente, é preciso identificar e comunicar claramente qual é o diferencial e a proposição de valor que ele oferece aos clientes. 

Em outras palavras, como o item atende às necessidades do mercado de forma única e convincente, destacando seus principais benefícios e vantagens em relação à concorrência. 

Logo que essas perguntas são respondidas, a empresa consegue posicionar sua oferta com mais eficácia, gerando maior interesse e engajamento por parte do público de interesse.

2. Qual Papel Ele vai Cumprir Dentro Do Portfólio de Produtos?

Cada produto dentro do portfólio desempenha um papel específico e contribui para alcançar os objetivos estratégicos do negócio. Assim, ao lançar um novo item ou atualizá-lo, deve-se definir qual será o papel desse produto dentro da oferta geral da empresa. O que pode incluir:

  • Complementaridade com outros produtos;
  • Preenchimento de lacunas no portfólio;
  • Segmentação de mercado;
  • Introdução de uma nova categoria de produtos.

Ter isso em mente ajuda a orientar sua estratégia de marketing, bem como estabelecer ações de posicionamento e distribuição.

a importância de entender seu público na gestão de produtos

3. Qual Público Ele Atingirá?

Conhecer o público-alvo ou persona do produto é igualmente importante para direcionar os esforços de marketing e comunicação assertivamente.

Afinal, depois de definir qual público pretende-se atingir, a empresa adapta sua mensagem, canais de comunicação e estratégias de engajamento a fim de melhor atender às preferências daquele público específico. Como resultado, as chances do produto ter sucesso no mercado são expandidas.

4. Qual Canal Ele Será Oferecido?

Enfim, escolher os canais de distribuição adequados vai garantir que o produto alcance seu público com eficácia

Dessa maneira, avaliar os diferentes meios disponíveis, como lojas físicas, e-commerce, marketplaces, entre outros, permite determinar qual será o canal mais pertinente para oferecer o produto ao mercado. Além disso, considere também as preferências de compra do público e a concorrência no mercado.

Agora que você reconhece a importância de uma gestão de produtos eficaz, é hora de dar os primeiros passos na implementação dessa estratégia crucial para o sucesso do seu negócio.

Leia mais: 

Dicas Práticas para Iniciar a Gestão de Produtos em Sua Organização

Aqui estão cinco orientações para iniciar a gestão de produtos em sua instituição e evitar o insucesso nos lançamentos e demais problemas:

1. Adote um Olhar Ampliado

Em primeiro lugar, amplie o horizonte e não se limite apenas à concorrência direta. A partir daí, explore mercados paralelos, esteja atento aos lançamentos e acompanhe as tendências que podem agregar valor ao seu negócio. 

Fazendo isso, você amplia as oportunidades de inovação e diferenciação no mercado, proporcionando um posicionamento mais estratégico para seus produtos.

2. Trabalhe a Comunicação Aberta

Promova uma cultura de comunicação aberta e colaborativa em sua organização. Para alcançar esse objetivo, não deixe de estimular o diálogo entre diversas áreas, como marketing, logística, tributação e comercialização. 

Conforme envolve diferentes departamentos no processo de gestão de produtos, é possível obter insights valiosos, identificar desafios e alinhar estratégias para atender às demandas do mercado oportunamente.

3. Direcione sua Atenção ao Mercado

Uma das chaves para o sucesso na gestão de produtos é entender profundamente o mercado em que sua empresa atua. Assim, analise cada região e identifique os clientes em potencial, bem como suas necessidades e preferências. 

Quando você compreende o mercado de forma detalhada, pode direcionar suas estratégias de produto assertivamente, aumentando as chances de sucesso nas vendas.

4. Invista em Inteligência Comercial para uma Boa Gestão de Produtos

As empresas hoje têm muitos dados, mas eles raramente são transformados em decisões estratégicas, desafios ou oportunidades. 

Por isso, tenha a preocupação de investir em um setor de Inteligência Comercial bem estruturado, uma vez que, ao combinar ferramentas e análises minuciosas, é viável tomar decisões embasadas, identificar oportunidades de crescimento e otimizar seu portfólio de produtos.

Saiba mais:

5. Não Perca de Vista a Estratégia do Negócio

Por fim, ao iniciar a gestão de produtos, mantenha-se alinhado à estratégia global do negócio. E como fazer isso? Considere os valores e objetivos da empresa e certifique-se de que os produtos desenvolvidos estejam em harmonia com a identidade da organização. 

Adotando uma visão estratégica e consistente, você garantirá que seus produtos agreguem valor aos clientes e fortaleçam a posição da instituição no mercado.

Impulsione sua Gestão de Produtos com o FBDE | NEXION Consulting

Como visto, a gestão eficaz de produtos possibilita inúmeros benefícios às instituições, como, por exemplo, o atendimento às necessidades do mercado e a maximização dos lucros. No entanto, diante das complexidades envolvidas, é fundamental contar com o apoio de especialistas e consultores experientes a fim de assegurar o sucesso desse processo 

Nesse caso, o FBDE | NEXION Consulting fornece serviços de consultoria especializada em gestão de produtos, auxiliando empresas de todos os tamanhos e setores a:

  • Otimizarem seus portfólios;
  • Identificarem oportunidades de crescimento;
  • E superarem os desafios do mercado. 

Por meio de uma abordagem personalizada e orientada para resultados, nossa equipe de consultores trabalha em estreita colaboração com os clientes para desenvolver estratégias de produto eficazes, alinhadas com os objetivos e valores da empresa.

Então, se você está buscando impulsionar sua gestão de produtos e atestar o sucesso de seus lançamentos, conte com o FBDE | NEXION Consulting como seu parceiro estratégico. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos contribuir.

Para saber mais sobre a gestão de produtos, não deixe de conferir a nossa mais recente Talks, “Gestão de Produtos: Alavancando a Rentabilidade”, disponível a seguir:

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