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Geomarketing e a evolução da inteligência comercial

Você já ouviu falar em geomarketing?

Atualmente, temos a nossa disposição tecnologias inovadoras que possibilitam o crescimento de negócios em um mercado altamente acelerado e competitivo.

Dessa forma, as empresas não dependem mais apenas da intuição ou experiência para encontrar novos clientes e as melhores oportunidades. Agora, quando integradas, elas podem contar com ferramentas tecnológicas inteligentes, que apresentam dados concretos e analisam o público-alvo, perfil de consumo, tendências de mercado e onde encontrar seus consumidores.

É aí que entra o geomarketing, uma ferramenta essencial para a inteligência comercial, que possibilita a delimitação de novos objetivos e estratégias para as empresas, além de promover uma compreensão mais eficiente e rentável do mercado.

Quando aplicado corretamente, ele pode mudar completamente o panorama de uma empresa, através de dados científicos e concretos. No texto de hoje, nós explicaremos um pouco mais sobre o geomarketing e como ele pode transformar o seu negócio. Confira a seguir!

1. Geomarketing: o que é?

O geomarketing, também conhecido como inteligência geográfica de mercado, consiste em utilizar dados levantados, e visualizados, em mapas para criar novas estratégias de negócios, levando em consideração os objetivos específicos de cada empresa.

A partir deste levantamento de informações, é possível analisar a performance de um negócio e compreender quais variantes podem ser melhoradas para se obter um maior rendimento.

Assim, uma ação de geomarketing pode ajudar empresas a descobrirem onde se encontra seu público-alvo, assim como a renda e/ou faixa etária predominante em uma região específica e monitorar o desempenho de seus concorrentes.

O geomarketing, portanto, não é utilizado apenas para o marketing – apesar de seu nome sugestivo. Ele possui uma atuação bastante ampla, podendo ser encontrado nos mais diversos setores, como na indústria, ensino, varejo, serviços e muito mais!

Além de destacar as empresas em determinadas regiões, esta estratégia também é amplamente utilizada para identificar áreas não trabalhadas pela empresa, assim como otimizar e acelerar o processo de tomada de decisões, contribuindo para um aumento da competitividade no mercado.

2. Como o geomarketing é aplicado?

Apesar do geomarketing ser um conceito muito difundido, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre seu funcionamento, como aplicá-lo efetivamente e quais resultados esperar.

Pensando nisso, nós, do FBDE|NEXION Consulting, decidimos explicar como é o processo de criação dos nossos projetos. Continue a leitura e entenda, de uma vez por todas, como funciona a inteligência geográfica!

• Entender a visão de futuro da empresa

Para criar um projeto de geomarketing, o primeiro passo é compreender as expectativas da empresa, desde quais áreas o gestor deseja melhorar até quais são os resultados esperados ao final do projeto.

Com essas informações, podemos estruturar a área de inteligência de mercado para auxiliar os gestores a alcançar seus objetivos, de forma que eles compreendam as oportunidades de crescimento e tenham acesso às análises de comportamento dos consumidores e do mercado.

• Identificar os problemas enfrentados

Após compreendermos os objetivos da empresa, é preciso analisar todos os dados disponíveis – como faturamento, número vendas, rentabilidade, portfólio de produtos, canais de distribuição, estratégias de precificação, giro de produtos e muito mais.

Neste estágio, nós, como consultores, devemos identificar o que não está funcionando dentro da empresa, ou seja, quais são as falhas ou erros de gestão que estão prejudicando o crescimento do negócio.

A partir da identificação das áreas problemáticas, nós conseguimos criar um plano de ação personalizado. Em alguns casos, a empresa precisa conhecer melhor seu público-alvo e focar em conquistá-lo; em outros, o problema está na variedade de produtos – ou na falta dela.

Há muitas variáveis a serem consideradas, e é por isso que uma consultoria especializada faz toda a diferença!

 Analisar as áreas de atuação

O próximo passo no projeto de inteligência geográfica é a análise da região em que a empresa atua. Assim, levantamos dados como a localização de seus representantes e do público-alvo, quais regiões são mais participativas no mercado e quais possuem maior potencial de crescimento.

Analisamos, também, a localização dos concorrentes e o perfil dos consumidores em determinadas áreas. Ao compreendermos as necessidades dos possíveis clientes, nós conseguimos encontrar gaps no mercado e, dessa forma, podemos direcionar a empresa para essas regiões, otimizando suas vendas.

• Implantar o plano de ação

Após passarmos por todos esses passos, chega a hora mais esperada: a implantação das ações necessárias. Iniciamos, então, o processo de mudança de cultura na empresa, trabalhando junto ao gestor para instalar uma inteligência baseada em dados concretos.

Dessa forma, podemos realizar todos os ajustes necessários para o crescimento do negócio – desde adaptações na equipe de vendas, participação nos canais digitais, até o desenvolvimento de pesquisas para otimizar o design e qualidade dos produtos, sempre levando em consideração o perfil do consumidor e a constante evolução do mercado.

• Desfrutar dos resultados

Depois de seguirmos esses passos, chegamos ao final do projeto de Inteligência de Mercado. A partir do momento em que as ações são implementadas na empresa, tudo o que falta é esperar os resultados!

De forma geral, costumamos observar uma melhor distribuição de produtos – especialmente nas áreas de alto potencial de consumo e que não eram aproveitadas anteriormente –, aumento da rentabilidade nos canais digitais, desenvolvimento e lançamento de produtos com maior valor agregado e a diminuição nos prazos de entrega e produção.

3. Considerações finais

O geomarketing, ou inteligência geográfica, é uma área essencial para todas as empresas, independente de porte ou segmento. Afinal, quando empresas começam a utilizar dados e cientificidade, em vez de intuição, para compreender o mercado, elas podem finalmente alcançar todo o seu potencial de crescimento e lucro.

Depois de ler este post, você já sabe o que é o geomarketing e como funciona o processo de criação e implantação de projetos. Agora, tudo o que falta é um parceiro de confiança para te acompanhar nesta jornada de evolução empresarial. E, para isto, você sempre pode contar conosco, do FBDE|NEXION Consulting!

Oferecemos diversos serviços de consultoria, pensados para atender empresas de todos os tipos e tamanhos – desde gestão empresarial até projetos de inteligência geográfica. Para saber mais, basta entrar em contato conosco.

Para aprender mais sobre as melhores estratégias para o crescimento da sua empresa, acompanhe os próximos posts aqui do blog. E você também pode encontrar o FBDE|NEXION Consulting em nossas redes sociais: FacebookInstagramLinkedin e Youtube.

Até a próxima!