No mundo altamente acelerado e mutável em que vivemos, empresas de todos os portes e segmentos devem sempre acompanhar as transformações e tendências do mercado. Essa é a melhor forma para que empresas compreendam as necessidades do mercado e se adaptem a elas, encontrando novas formas de gestão para alcançar a excelência organizacional.
Esse é um processo essencial e inevitável para que as organizações alcancem todo o seu potencial neste mundo volátil e obtenham os melhores resultados possíveis no mercado, contando com maior eficiência, produtividade e redução de custos.
Mas, afinal, como a gestão pode se preparar para lidar com o ritmo acelerado do mercado, que exige constantes transformações, inovações e melhorias?
No texto de hoje, o FBDE|NEXION Consulting discutirá os impactos dos novos tempos na gestão empresarial, assim como as estratégias e características que definem os novos gestores. Venha com a gente e descubra mais sobre este assunto tão importante para o seu negócio!
Como as transformações do mercado impactam a nova gestão?
Desde o século XIX, observamos um grande desenvolvimento da sociedade, com intensas transformações econômicas, sociais e tecnológicas, o que levou ao surgimento de modelos de mercado específicos para as necessidades da época.
Esses modelos são caracterizados por um crescimento modesto, que se acentua com o passar dos anos e, após uma estabilização, começa a declinar. Assim, no início dos anos 2000, as práticas comerciais e de gestão do século XX já se mostravam saturadas – e, mais uma vez, o mercado teve que se adaptar aos novos tempos, tecnologias, fontes energéticas e questões socioambientais.
Com os desafios que este processo gera em todos os campos de conhecimento, as empresas devem estar preparadas para fazer transformações rápidas e certeiras, acompanhando o dinâmico mercado atual para manter sua relevância na área de atuação.
Assim, novos modelos de gestão estão surgindo, enquanto os tradicionais passam por constantes renovações e adaptações para acompanharem os novos tempos.
Por isso, os gestores devem sempre estar atentos às transformações do mercado, buscando novas soluções, abordagens e metodologias – não para substituírem os modelos tradicionais, mas sim para que continuem evoluindo e possam ser aplicados nos novos tempos.
O que caracteriza a nova gestão?
Para se adequarem à nova realidade e se manterem sempre atualizadas, as empresas passaram a valorizar ainda mais algumas práticas e estratégias. Confira algumas delas a seguir:
Multidisciplinariedade
Graças à complexidade do mercado atual, a multidisciplinariedade é uma das características mais importantes para o sucesso dos negócios.
Por isso, surgem cada vez mais equipes com profissionais de áreas diferentes, trazendo mais dinamismo, criatividade, soluções inovadoras e visões mais amplas sobre o que está funcionando ou não dentro da empresa.
Aprendizado contínuo e ágil
Toda empresa deve estar preparada para acompanhar as constantes mudanças do mercado e da sociedade, realizando todas as revisões e adaptações necessárias para o plano estratégico.
Por isso, para que as empresas continuem crescendo, é essencial que elas saibam lidar com transformações repentinas, saibam ser flexíveis e continuem sempre buscando aprender coisas novas.
Informações confiáveis e integradas
Através de bases de dados integrados, gestores e suas equipes podem fazer uma leitura completa do mercado e da empresa. Assim, é possível tomar decisões inteligentes sobre as estratégias internas, compreender o que deve ser ajustado e checar se tudo está ocorrendo conforme o planejado.
Excelência e inovação
A inovação e excelência sempre foram importantes para as empresas. Atualmente, entretanto, essas são estratégias ainda mais essenciais para o sucesso dos negócios.
Por isso, as empresas devem possuir uma cultura de inovação, para encontrarem novas soluções para o mercado, e também de excelência, para continuarem sempre melhorando aquilo que não precisa ser inovado.
O equilíbrio entre essas duas gestões é fundamental para que elas possam trabalhar em conjunto e se complementar continuamente.[/vc_column_text][vc_column_text]Dessa forma, através de objetivos bem delineados, participação de uma equipe dinâmica e multidisciplinar, bases de dados bem estruturadas e inovações relevantes, as empresas podem se adaptar e realizar as adaptações necessárias para ter sucesso no mercado.
Quais são as estratégias utilizadas na nova gestão?
Objectives and Key Results (OKR)
O OKR é uma estratégia dinâmica que transforma as grandes metas da empresa em diversos objetivos a curto prazo. Assim, a empresa pode ter metas realistas e ágeis, enquanto trabalha para alcançar seus maiores objetivos.
Business Model Canvas
O BMC é uma ferramenta que ajuda as empresas a estruturarem seus modelos de negócios e objetivos em uma única folha, facilitando a identificação das oportunidades e desafios a serem enfrentados.
Design Thinking
Esta é uma abordagem que auxilia empresas a solucionarem problemas e buscarem inovações de forma colaborativa. Ele é realizado em 5 etapas. São elas:
- Identificar oportunidades de inovação;
- Desenvolver ideias de inovação;
- Selecionar as ideias mais viáveis;
- Testar a ideia e fazer protótipos;
- Implementar a solução.
Produto Mínimo Viável (MPV)
O MPV nada mais é do que uma versão básica, apenas com os recursos essenciais, do produto que você deseja lançar. A ideia é que os primeiros clientes testem suas funcionalidades e deem um feedback para a empresa. Assim, a empresa pode evoluir seu produto de acordo com as opiniões dos consumidores – e ainda evita um longo processo de desenvolvimento, no qual o produto poderia se tornar obsoleto antes mesmo de ser lançado.
Considerações finais
Atualmente, nós vivemos em um mundo altamente competitivo, incerto e inconstante. Por isso mesmo, as empresas devem sempre estar preparadas para fazerem mudanças e se ajustarem aos novos modelos do mercado.
Isso não significa que os modelos tradicionais devam ser jogados fora, mas sim que os negócios precisam estudá-los e aprender com eles, buscando sempre novas soluções e modelos que funcionem no contexto atual.
Afinal, novos tempos exigem novos modelos de gestão. Por isso, empresas já estão fazendo mudanças e adotando novas estratégias para acompanharem as rápidas mudanças do mercado, sempre buscando melhorar seus resultados através da excelência e inovação.
E, nós, consultores do FBDE|NEXION Consulting, somos os parceiros ideais para acompanhar sua empresa nessa jornada repleta de transformações e crescimento.
Com mais de 45 anos no mercado, nós adquirimos muita experiência e sucesso em projetos de revisão e inovação de modelos de gestão e mudança de cultura. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos preparar sua empresa para o mercado atual!
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Até a próxima!