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Gestão do mix de produtos: a importância de um bom projeto de portfólio

Como fazer uma boa gestão do mix de produtos

Do momento em que se idealiza um produto até o momento em que ele é posto à venda no mercado, diversas informações e ações são necessárias para garantir a melhor gestão e assegurar a reputação de sua marca no mercado.

Por isso, continue lendo o texto e descubra as principais fases da gestão de um produto, elencando alguns tópicos que são de interesse da empresa para obter o retorno desejado.

 

1) O conceito do produto

O desenvolvimento de produtos precisa ser algo fixo na agenda de toda empresa. É necessário que exista o comprometimento com a concepção do portfólio. Isso pois, através dele, a empresa consegue ganhar seu espaço no mercado.

Nessa concepção, pensar sobre a posição do produto no mercado é um fator determinante para sua rentabilidade.

Dentro desse conceito, alguns pontos chave são o mercado (ou segmento) desejado, o tamanho desse mercado, canais de venda, produtos concorrentes e a faixa de preço praticável para o produto.

Entretanto, o mais importante ao elaborar um conceito para um produto é reconhecer que o consumidor não compra, necessariamente, as características físicas do produto, mas, sim, seus diferenciais.

 

2) Tipos de diferenciais para o seu produto

Nesse sentido, enfatizar esses diferenciais é imprescindível para que seu produto alcance seu potencial desejado.

Antes de mais nada, consideramos como diferenciais os atributos que o produto oferece como valor reconhecido e os benefícios promovidos ao ser adquirido.

Alguns dos diferenciais que precisam ser sempre pensados e reavaliados ao longo do ciclo de um produto são os seus diferenciais físicos, como questões sensoriais e de embalagem.

Outros são os diferenciais anunciados, que envolvem valores de satisfação ou anseio que a propaganda desperta sobre o produto.

Além disso, alguns diferenciais que garantem a segurança da posição do produto no mercado são os serviços associados com a aquisição do produto. O contato pós-venda ou disponibilidade de assistência técnica são alguns exemplos.

 

3) Acompanhar a concorrência

Contudo, a quantidade de diferenciais agregados ao seu produto não importa, caso não seja dada a devida importância ao que é praticado pela concorrência.

Afinal, tentar ganhar espaço no mercado enfrentando produtos do mesmo tipo, com as mesmas características, atributos e benefícios, além de ser desgastante, é algo improdutivo.

Por isso, é necessário que exista uma ênfase no diferencial do seu produto em relação à concorrência. E isto é apenas possível através do constante acompanhamento dos concorrentes.

Porém, ao mesmo tempo que acompanhar o concorrente é imprescindível, também é fundamental que você faça uma triagem de quais acompanhar. Nenhuma empresa concorre com todas as outras, por isso tenha sempre definido onde você quer se posicionar no mercado e quais são as empresas que atuam nesse segmento.

 

4) Previsão de vendas e preparo da linha de produção

Ter uma previsão de vendas é importante não apenas para definir o seu volume desejado, mas também para planejar valoresrecursos internos e as outras áreas da empresa.

Por sua vez, estes valores devem estar sempre segmentados de acordo com os canais de distribuição e das políticas comerciais empregadas em cada canal.

Da mesma forma, você precisa ter clareza nos objetivos de venda. Isso serve tanto para deixar colaboradores cientes quanto para ter um maior acompanhamento do setor de produção.

Através disso, a gestão elabora estoques que garantem a disponibilidade do produto e que evitam o prejuízo por sobra de mercadorias.

 

5) Gestão de estoque e share de mercado

Mesmo após o lançamento do produto, são diversos os sintomas que precisam ser identificados. Apenas após uma intervenção nesses sintomas, podemos melhorar a gestão do mix de produtos.

Um desses sintomas é referente à gestão de estoque. Quando o produto começa a apresentar uma rotatividade mais lenta no estoque, é necessário identificar quais podem ser os problemas e intervir para evitar um capital improdutivo.

Por fim, outro sintoma é a perda de share do mercado. Esse é um sintoma oculto para muitas empresas, uma vez que não existem, necessariamente, sinais alarmantes como prejuízos ou a queda do volume de vendas.

Perder share de mercado é ter um volume de vendas com crescimento em ritmo menor que o do mercado. Nesses casos, o produto cresce, porém acaba perdendo espaço no mercado porque não acompanha seu crescimento.

Considerações finais

Portanto, relegar a gestão do mix de produtos de uma empresa a segundo plano é um dos principais motivos para a perda de mercado das empresas.

Sem uma boa gestão, os lançamentos acabam fracassando, estoques param de girar e custos ocultos se instalam.

Por isso, nesses novos tempos, é necessário reforçar a importância de uma gestão voltada para o mix de produtos, pensada a partir de ciclos de vida rentáveis para a empresa, com estratégias específicas de divulgação e promoção de produtos.

E para alcançar esses objetivos, você pode contar com o auxílio do FBDE | Nexion Consulting. Há mais de 45 anos melhorando empresas, estamos sempre renovando estratégias e temos consultores especialistas em projetos de portfólio de produtos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa a garantir o seu espaço no mercado atual!

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Até a próxima!

 

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